Visita de refugiado no Colégio durante a Segunda Guerra mundial

No passado dia 24 de Outubro, um dos refugiados ainda vivos que foram acolhidos no Colégio Português durante a Segunda Guerra mundial visitou o Colégio. O Dr. Luigi Priolo veio ao Colégio Português na companhia do D. Carlos Azevedo, Delegado do Pontifício Conselho da Cultura, e do jornalista António Marujo que foi um dos grandes impulsionadores e divulgadores da obra realizada pelo Reitor do Colégio da época, Mons. Joaquim Carreira, a quem foi atribuído o título de “Justo entre as Nações” pelo Yad Vashem, o Memorial do Holocausto de Jerusalém.

O dr. Luigi Priolo foi acolhido - juntamente com outros refugiados, por questões religiosas ou políticas – de 1943 até 1944. Passados 71 anos ainda se recorda bem da vida da casa, da simpatia do clero português, do jogo da sueca, bem como da amizade que o ligou ao Mons. Joaquim Carreira que presidiu à missa do seu casamento.

Este encontro, por ocasião da presença do Sr. Cardeal Patriarca e de outros Bispos, serviu para recordar o passado mas também para programar novos encontros com o Dr. Luigi Priolo.