Gita annuale 2016

Ocorreu no passado dia 23 de Outubro, o passeio anual que o Pontifício Colégio Português realiza com toda a sua comunidade residente.

Este ano o destino foi o mosteiro Beneditino de Santa Escolástica, o de São Bento, em Subiaco, e o Santuário da Trinità, em Vallepietra.

Depois de uma viagem tranquila, fomos recebidos no Mosteiro de Santa Escolástica, por um guia, que nos fez viajar no tempo, utilizando as diversas épocas arquitetónicas existentes naquele mosteiro. Depois da visita, um dos monges, explicou-nos sucintamente a regra de São Bento e a sua novidade e universalidade, tanto à época do fundador como hoje.

Finda esta primeira parte histórico-cultural, o Colégio brindou a sua comunidade com um lauto almoço, na hospedaria do mosteiro, onde se pôde provar alguns pratos típicos da região.

Após este recobro pandreal começou verdadeiramente a aventura do passeio, pois a estrada que nos levaria de Santa Escolástica para São Bento e deste para o Santuário da Trinità era deveras estreita, com muitas curvas e alguns túneis que obrigaram o nosso condutor a provar que sabia dominar a arte da condução daquele autocarro com 12 metros. E em abono da verdade o senhor é um artista.

Dos três locais visitados sublinho o Mosteiro de São Bento. Mosteiro construído numa escarpa, escavado nela e detentor de um conjunto de frescos maravilhosos, que datam entre o séc. XI ao séc. XIV. Pela magnificência dos frescos do mosteiro, da sua impressionante técnica de construção e pelas vistas, este foi sem dúvida aquele que me faria lá voltar num outro dia.

Cumpriu esta iniciativa o seu propósito de fomentar maiores laços de união entre os residentes do Colégio, proporcionando uma pausa nos muitos afazeres que todos na comunidade vão realizando ao longo do ano, aliando o convívio à cultura e à gastronomia, sem, como é óbvio, esquecer a nossa vivência de fé.

Aguardamos, “em jubilosa esperança”, o passeio do próximo ano. Um grande bem-hajais a quantos prepararam este passeio.

 

                                         João Pedro Bizarro