Aspectos Práticos

6. Limpeza e uso dos quartos

6.1 O quarto de cada aluno é um espaço individual e cada aluno é responsável pela sua limpeza e manutenção. Contudo, o Colégio proporciona habitualmente um serviço de limpeza semanal, a realizar pelos colaboradores durante uma das manhãs. Assim, os alunos devem disponibilizar o seu quarto de forma a que esse serviço possa ser prestado.

6.2 O Colégio fornece semanalmente a cada aluno roupa de cama e toalhas lavadas. Fornece ainda os cobertores necessários. Não haja qualquer mudança nas mobílias dos quartos sem prévia autorização da Direcção do Colégio.

6.3 As visitas sejam recebidas nas salas da entrada a tal destinadas. Em caso algum devem ser recebidas nos quartos.

6.4 Evite-se ao máximo o uso de aparelhos individuais de aquecimento dos quartos. O uso de aparelhagens de som ou de televisão seja realizado com moderação, tendo sempre a preocupação de não incomodar os outros alunos.

6.5 É proibido cozinhar nos quartos.

6.6 Qualquer avaria seja de imediato comunicada ao Reitor que providenciará na sua reparação.

 

7. Refeições

7.1 As refeições são consideradas um acto comunitário, começando e terminando com uma oração. Os alunos esforcem-se por ser pontuais no início das refeições e não se ausentem delas sem um motivo verdadeiramente grave. As ausências às refeições devem ser comunicadas.

7.2 Os alunos sejam moderados nos convites a visitas para participarem nas refeições. Antes de o fazerem, informem o Reitor ou Vice-Reitor que julgarão da sua oportunidade, e apresentem-nas no início da refeição a quem presidir à mesma.

7.3 O serviço de mesa durante as refeições é realizado pelos alunos. Uma atenção especial é devida às visitas.

 

8. Serviços de lavandaria

8.1 A roupa de cada aluno deve estar convenientemente marcada. A roupa suja deve ser entregue durante as manhãs de Sábado, sendo a mesma devolvida, sempre que possível, no final de cada semana.

8.2 A lavandaria não presta serviços de lavagem a seco. O Colégio não se responsabiliza por qualquer estrago que seja causado na roupa pelos serviços de lavandaria.

 

9. Equipas de serviço

Para o bom funcionamento da comunidade, os alunos são convidados a participar em várias equipas de serviço, entre as quais: liturgia, biblioteca, cultura, bar, placard e página da Internet.

 

10. Especificação do regulamento e alterações

Compete ao Reitor especificar as normas do presente Regulamento e, ouvido o Vice-Reitor e, se entender necessário, os alunos do Colégio, efectuar-lhe eventuais alterações.