Dimensão Espiritual

2. Vida Espiritual

2.1 A vida espiritual é uma dimensão central na vida de qualquer presbítero, e encontra a sua fonte no sacramento do Baptismo e na Sagrada Ordenação. Enquanto é fruto da acção do Espírito Santo, ela alimenta-se da oração e, apesar de ser vivida no silêncio do coração de cada fiel, encontra a sua expressão mais excelente nas várias celebrações litúrgicas, particularmente na Eucaristia, a ser colocada no centro da vida quotidiana de cada presbítero. Isso mesmo o recorda as Linhas Educativas do Colégio Português, particularmente no seu n.7. Assim, procurem os alunos participar fielmente nos vários actos comunitários de oração, de modo particular naqueles que a seguir se indicam.

2.2 Dada a centralidade da celebração da Eucaristia na vida de um presbítero, e de forma a evitar que (salvo «causa justa e razoável», de acordo com o can. 906) a mesma tenha lugar sem a participação de ao menos um fiel, procurem os alunos do Colégio celebrar a mesma nos dias feriais e com excepção da Quinta-feira, dentro dos seguintes horários: a) 06h30 (italiano); b) 07h30; c) 13h00; d) 19h30 (italiano).

2.3 Nos Domingos e Dias Santos de guarda, em razão da particular importância de que se reveste nestes dias a Assembleia litúrgica, haverá apenas uma celebração eucarística às 9h00, em que todos procurarão participar, salvo motivo grave. Nesses mesmos dias haverá também a celebração comunitária das II Vésperas, às 19h30.

2.4 Dado o facto de as Universidades Pontifícias guardarem na sua maioria a Quinta-feira como dia sem aulas, os alunos são convidados a concelebrar a Eucaristia às 19h15. O mesmo acontecerá nos diversos dias que, não sendo feriado ou Dia Santo de guarda são particularmente festivos para a comunidade do Colégio: a) 11 de Novembro, aniversário da abertura do Colégio; b) 11 de Fevereiro, Nossa Senhora de Lourdes; c) 13 de Maio, Nossa Senhora de Fátima; d) 8 de Junho, memória da beata Maria do Divino Coração; e) Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

2.5 Na sua vida espiritual, o presbítero é convidado não apenas a celebrar mas também a adorar a presença real do Senhor Jesus na Eucaristia. Desde o início do Colégio e por indicação da Beata Maria do Divino Coração, que nas primeiras Sextas-feiras de cada mês se dedica um tempo de adoração da Santíssima Eucaristia, tradição a ser mantida e acarinhada como momento de oração comunitária e pessoal.

2.6 Correspondendo aos contínuos apelos do Santo Padre e tendo o Colégio como padroeira secundária Nossa Senhora de Lourdes, cada aluno é convidado a não descurar a oração do Rosário. Esta terá forma de oração comunitária nos meses de Outubro e Maio.

2.7 Nas Sextas-feiras da Quaresma haverá o exercício comunitário da Via Sacra.

2.8 De forma a marcar os tempos fortes do ano litúrgico, o Colégio proporciona no início do Advento e da Quaresma e antes da solenidade do Pentecostes, um Sábado de retiro espiritual, iniciado habitualmente com a concelebração da Eucaristia e encerrado com a celebração das I Vésperas de Domingo. Estes dias sejam para toda a comunidade jornadas de silêncio e oração, que não sejam perturbadas por mais nenhuma actividade, seja escolar seja pastoral.

2.9 Para os exercícios espirituais, o Colégio indicará anualmente uma data e um lugar onde poderão realizá-los os alunos que não os façam junto das próprias dioceses ou institutos.