Saudação do Reitor ao Papa Francisco

 

Publicamos a saudação que o Reitor Mons. José Caldas dirigiu ao Papa Francisco por ocasião da Audiência privada concedida ao Pontíficio Colégio Português.

 

 

 

PONTIFÍCIO COLÉGIO PORTUGUÊS

Saudação ao Papa Francisco

8 de maio de 2017

 

         Santo Padre,

grandes são a alegria e a emoção nos nossos corações por este momento belo e único que – estamos certos – marcará as nossas vidas. Em nome de toda a comunidade, desejo antes de mais exprimir-lhe uma profunda gratidão pela oportunidade deste encontro, que nos aproxima ainda mais do sucessor de Pedro: muitíssimo obrigado, Papa Francisco, pela sua simplicidade e proximidade. Tenho também o maior prazer em assegurar a Vossa Santidade as nossas orações pelos trabalhos quotidianos do seu ministério apostólico.

Acompanhá-lo-emos de modo muito especial na peregrinação que se prepara para realizar ao Santuário de Fátima, no centenário das Aparições de Nossa Senhora, na esteira dos seus Predecessores, a começar pelo Beato Paulo VI que lá esteve em 13 de maio de 1967 e, nesse mesmo dia, benzeu a primeira pedra do atual edifício do Pontifício Colégio Português.

Este, fundado pelo Papa Leão XIII, em 1900, com o objetivo de «dar a quantos se dedicam ao sacerdócio uma educação mais cuidada» (Breve Rei Catholicae apud Lusitanos, 20 de outubro de 1900), foi dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e posto sob a proteção de Nossa Senhora de Lourdes. No seu Santuário nos Pirenéus, os primeiros superiores e os alunos faziam uma paragem, na sua viagem entre Portugal e Itália, consagrando à Virgem Maria o seu sacerdócio e a permanência romana.

Entretanto, no ano de 1917, em Fátima, Nossa Senhora apareceu como uma “visão de paz” e uma luz de esperança para a Igreja e o mundo, escolhendo três pequenas grandes testemunhas para, através delas, lembrar aos homens distraídos os misericordiosos desígnios de Deus. E, logo em 1929, chegou a Roma a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima, realizada segundo as indicações da vidente Lúcia: benzida por Pio XI, tornou-se a padroeira da Capela do Colégio, onde numerosos sacerdotes foram ordenados e onde, ainda hoje, o olhar da Mãe de Deus acompanha as súplicas de quem se aproxima do altar.

Nestes 117 anos do Colégio, foram acolhidos mais de 1.000 sacerdotes de mais de 50 nacionalidades diferentes. Desde há muitos anos que a comunidade é um lugar privilegiado de encontro sacerdotal, bem como um centro promotor de unidade entre diversas Igrejas locais. Hoje, nesta casa, vivem 31 sacerdotes provenientes de 22 dioceses e de 10 países diferentes. Ao seu serviço estão 2 padres espirituais, 1 reitor e 7 religiosas da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias; Família religiosa que, desde há 42 anos, presta serviço a toda a comunidade com espírito de dedicação, humildade e oração. Temos, para além disso, diversos colaboradores leigos que diariamente ajudam a fazer do Colégio “a casa e a escola da comunhão”.

No próximo dia 30 de maio, Santo Padre, o Pontifício Colégio Português vai receber, por parte da Fundação Wallenberg, o reconhecimento de “Casa de Vida” devido ao acolhimento e à proteção dada às vítimas do nazismo e de outras perseguições, durante a segunda guerra mundial. Este reconhecimento acolhemo-lo como mais um desafio para nos tornarmos cada vez mais sacerdotes, consagradas e leigos servidores da misericórdia, vivendo-a e testemunhando-a no dom de nós próprios, como Jesus, rosto radiante da misericórdia de Deus Pai.

Santidade, desejando ardentemente uma consoladora e frutuosa peregrinação a Fátima, renovo-lhe a expressão do nosso mais vivo reconhecimento por este encontro: estamos desejosos de escutar a sua palavra de pai e, com humildade, pedimos a Bênção Apostólica sobre nós e sobre as nossas respetivas famílias e dioceses.

 

                            Padre José Caldas, reitor